Image

Scouts


Introdução

Nesta seção você poderá visualizar o mercado para a rodada atual, com a apresentação dos scouts dos jogadores de forma compacta, mais confortável para análise do que o usual. O objetivo é proporcionar a comparação entre o maior número possível de jogadores. É possível ainda ordenar sua listagem conforme preferir, pode ser por média, por número de gols, assistências, finalizações ou qualquer outra informação, sem restrições.




Tabela de Pontuação

Segue tabelas com indicação de pontos ganhos ou perdidos para cada scout.


Scouts de Defesa
Scout Descrição Ptos
RB Roubada de Bola +1,5
FC Falta Cometida -0,5
GC Gol Contra -5,0
CA Cartão Amarelo -2,0
CV Cartão Vermelho -5,0
SG jogo Sem sofrer Gols +5,0
DD Defesa Difícil* +3,0
DP Defesa de Pênalti* +7,0
GS Gol Sofrido* -2,0
Scouts de Ataque
Scout Descrição Ptos
FS Falta Sofrida +0,5
PE Passe Errado -0,3
A Assistência +5,0
FT Finalização na Trave +3,0
FD Finalização Defendida +1,2
FF Finalização para Fora +0,8
G Gol +8,0
I Impedimento -0,5
PP Pênalti Perdido -4,0




Scouts Calculados

Uma das vantagens dos Scouts do Cartola Analytics são os scouts calculados, que você não vai encontrar em outro website. São indicadores que resultam de cálculos envolvendo um ou mais scouts com o objetivo de apresentar algum conhecimento em cima dos dados. Segue a explicação de cada um:

  • $$$: Este indicador é resultado da média divida pelo preço e tem o objetivo de apontar jogadores com maiores chances de valorização. Estará disponível entre as rodadas 2 e 5, quando este cálculo tem efetividade, principalmente para a segunda rodada. No início da temporada, o modelo do CartolaFC tenta equilibrar os valores dos jogadores e as maiores variações ocorrem nas primeiras rodadas, quando os cartoleiros aproveitam para aumentar o patrimônio. A ideia é que o preço de cada jogador deve ficar em torno do dobro de sua média. Por exemplo, se um jogador fez 10 pontos na primeira rodada e seu valor está em C$5, como só houve uma rodada, sua média está igual a 10 pontos. No mercado da segunda rodada, você vai identificar este jogador com indicador igual a 2 (10/5). Fazendo 2 pontos na segunda rodada, que é uma pontuação baixa, sua média ficará em 6 pontos ((10+2)/2), projetando um valor de C$12. Como seu preço estava em C$5, esta diferença de 7 indica que o jogador deve ter boa valorização. Atenção, não quer dizer que vai ganhar C$7, o valor exato depende do equilíbrio de todo o mercado. Esta é só uma aproximação que usamos para realizar esta análise. Quanto maior o valor deste indicador, maiores são as chances de valorização.

  • F: Total de Finalizações. Resulta da soma dos scouts G (Gols) + FT (Finalizações na Trave) + FD (Finalizações Defendidas) + FF (Finalizações para Fora).

  • G/F: Taxa de Gols por Finalizações. Indicador que calcula a eficiência do jogador para marcar gols. Quanto maior, mais eficiente.

  • G/J: Taxa de Gols por Jogos. Identifica os artilheiros. Também tem a mesma ideia do indicador G/F, mas ao invés de comparar com finalizações, a relação é com número de jogos. Uma diferença é que raramente você vai ver zagueiros com bons resultados neste indicador, tem mais relação com os atacantes. Por exemplo, num campeonato longo de 38 rodadas, zagueiros marcam no máximo 3 ou 4 gols, o que compromete este indicador. Mas ainda assim, o indicador G/F de um zagueiro pode ser bom. Se ele tem 3 gols, mas só foi ao ataque algumas vezes chutando 6 bolas, terá um bom número.

  • MVP: Do inglês Most Valuable Player, identifica os jogadores mais valiosos para seus times, indicando quanto eles representam para o total de gols de sua equipe. Resulta do seguinte cálculo: (G + A) / Total de gols do time. Por exemplo, se um time marcou 50 gols e o seu principal meia fez 10 gols e deu 15 assistências, o seu indicador terá um valor de 0.50 (25/50), o que indica que ele participou efetivamente de 50% dos gols, tendo grande valor para sua equipe.

  • Desvio(±): Desvio Padrão. Indica o grau de dispersão das pontuações do jogador. Quanto menor o número, melhor, indica que na maioria das rodadas pontuou próximo da média, foi mais regular. Se o número é muito grande, indica que teve pontuações bem altas e outras bem baixas, sem regularidade. Exemplo: Se um jogador tem média 7 e desvio 2, indica que, na média, no seu histórico temos pontuações entre 5 (7-2) e 9 (7+2).

  • GS/FP: Taxa de Gols Sofridos (GS) por Finalizações Perigosas (DD + DP + GS). Indicador que calcula a eficiência do goleiro. Quanto menor, melhor, mais eficiente. Números menores que 0,5 indicam que defendeu a maioria dos chutes perigosos.



Projeções do Cartola Analytics


Introdução

As projeções do Cartola Analytics foram inspiradas no www.scoutscartola.com. Este website disponibilizava uma seção que informava, por exemplo, quais times cediam mais pontos para atacantes. Você ainda tinha a opção de escolher ver as informações baseadas nas últimas 5 ou nas últimas 10 rodadas. Este conjunto de dados auxiliava na escalação dos jogadores, com base em análise estatística. A proposta do Cartola Analytics foi automatizar este processo e entregar projeções de pontos que um jogador pode fazer com base no seu histórico e no próximo adversário.




Tipos de projeção

Após ser calculada, a análise retorna 3 tipos de projeção: Por Jogador, por Clube e Mista.

Opções de visualização

O usuário pode ver cada tipo de projeção alterando a opção selecionada na seção de filtros de "Visualização".


ClassMercado

Fig. 1 - Seleção do tipo de análise para visualização


Observação: Ao alternar entre as opções, o sistema filtra o resultado da análise já calculada e apresenta a opção selecionada, sem a necessidade de rodar a análise novamente para cada tipo de visualização.

Outra opção de visualização é informar se deseja ver as projeções com ou sem desvio. Esta é a opção mais à direita, como pode ser visto na figura 1. Quando selecionada, ela adiciona às barras do gráfico uma indicação de limites possíveis para a projeção, com base nos dados utilizados no cálculo. Veja exemplo na figura 2 abaixo.

ClassMercado

Fig. 2 - Seleção do tipo de análise para visualização

Veja a explicação de cada um dos tipos de projeção a seguir.

Jogador

De acordo com os parâmetros setados (ver em Configuração de parâmetros para o cálculo), a visão por jogador retorna o valor projetado para cada jogador com status provável ou dúvida, apresentando na forma de gráficos de barra horizontal, na ordem decrescente, como se fosse um ranking, para cada posição. O cálculo leva em conta o histórico de pontos ganhos por cada jogador dentro do horizonte selecionado e o histórico de pontos cedidos pelo próximo adversário para a posição deste jogador, também dentro do horizonte selecionado.


ClassMercado

Fig. 3 - Exemplo de visualização de análise por jogador


O label dos gráficos tem o seguinte formato:

(Dúvida ou Provável) {Nome do jogador} - {Clube} ({número de jogos utilizados no cálculo}) {Confronto}

Clube

De acordo com os parâmetros setados (ver em Configuração de parâmetros para o cálculo), a visão por clube retorna o valor projetado para cada clube, por posição. Por exemplo, se verificar o gráfico de meias e constatar um valor projetado de 6 pontos para a Chapecoense, significa que, de acordo com o histórico e o próximo adversário, os meias da Chapecoense devem fazer 6 pontos cada um, se tiverem o mesmo rendimento do histórico no próximo confronto. Da mesma forma que na visão por jogador, apresenta o resultado na forma de gráficos de barra horizontal, na ordem decrescente, como se fosse um ranking, para cada posição. O cálculo leva em conta o histórico de pontos ganhos por cada clube naquela posição e o histórico de pontos cedidos pelo próximo adversário para a mesma posição.


ClassMercado

Fig. 4 - Exemplo de visualização de análise por clube


O label dos gráficos tem o seguinte formato:

{Clube} - {Confronto}

Mista

De acordo com os parâmetros setados (ver em Configuração de parâmetros para o cálculo), a visão mista retorna o valor projetado para cada jogador com status provável ou dúvida, apresentando na forma de gráficos de barra horizontal, na ordem decrescente, como se fosse um ranking, para cada posição. O cálculo da análise mista faz uma média dos valores projetados da análise por jogador, por clube e também leva em conta a média deste jogador no campeonato inteiro. O peso de cada uma destas 3 parcelas no cálculo é definido através de um slider na seção de configurações de Análise.


ClassMercado

Fig. 5 - Slider para configuração de distribuição de pesos da análise mista


O label dos gráficos tem o mesmo formato da opção Jogador.

ClassMercado

Fig. 6 - Exemplo de visualização de análise mista




Configuração de parâmetros para o cálculo da análise

Para rodar a análise precisamos definir alguns parâmetros para o cálculo:

  • Horizonte
  • Mando de campo
  • Distribuição de pesos para a análise global

Horizonte

Para o cálculo das projeções precisamos definir o horizonte, ou seja, quantas rodadas passadas, contando da atual, serão analisadas. Para isso, selecione uma opção na seção de configurações de "Análise" em "N. Rodadas".


ClassMercado

Fig. 7 - Configuração do horizonte de análise


Mando de campo

Também devemos informar se será avaliado o mando de campo ou não.


ClassMercado

Fig. 8 - Define se analisa mando de campo ou não


Se for marcada a opção de avaliar mando de campo e um jogador vai jogar o próximo jogo em casa, serão avaliadas todas as rodadas, dentro do horizonte definido, que ele jogou em casa. Por exemplo, se foi definido um horizonte de 6 rodadas e você selecionar análise com mando de campo, para cada jogador serão analisadas 3 rodadas e não 6, pois cada time, geralmente, faz uma partida dentro de casa e outra fora, na sequência. Mas o número pode variar para 2 ou 4, caso o time analisado tenha duas partidas em sequência em casa ou fora. Ou ainda pode até ser 1 ou 0 (zero), caso o jogador tenha ficado fora por algumas rodadas devido suspensão ou lesão. Se o jogador atuou normalmente e você desejar analisar todos os 6 jogos, sem considerar o mando de campo, desmarque a opção.

Pesos para a análise mista

Por fim, definimos a distribuição de pesos, em porcentagens, para o cálculo da análise mista. A definição é feita através de um slider na seção de configurações de "Análise", conforme apresentado em Tipos de projeção, tipo Mista.



Ranking de pontos ganhos e cedidos por posição

Esta é uma nova forma de avaliação estatística disponibilizada no site. Apesar das projeções já apresentarem resultados com base nesta análise, muitos cartoleirosde haviam solicitado estas informações e então foram disponibilizadas. Nesta nova página é possível verificar a média de pontos ganhos e cedidos para cada clube, por posição.

São 3 opções de filtro:

  • Por número de jogos (5 ou 10)
  • Por pontos ganhos ou cedidos
  • Por mando de campo


Observação: Até a rodada 5, as duas opções de número de jogos vão apresentar o mesmo resultado, pois para os 2 casos o número limite de rodadas não foi alcançado e vão apresentar os cálculos para as rodadas disponíveis. A partir da rodada 6, as diferenças aparecem, pois a opção de 5 jogos vai apresentar a média de pontos para os últimos 5 jogos, enquanto que a opção de 10 jogos vai apresentar a médias dos últimos 10 jogos.

Exemplos:

Para a opção de 5 jogos:

  • Se rodada = 6, a primeira rodada será descartada, sendo consideradas as rodadas de 2 até 6 para o cálculo
  • Se rodada = 12, as rodadas de 1 a 7 serão descartadas, sendo consideradas as rodadas de 8 até 12 para o cálculo

Para a opção de 10 jogos:

  • Se rodada = 6, todas as rodadas serão consideradas no cálculo, pois o limite de 10 jogos ainda não foi alcançado
  • Se rodada = 12, as rodadas de 1 e 2 serão descartadas, sendo consideradas as rodadas de 3 até 12 para o cálculo

Observação 2: Quando for selecionado o filtro de mando de campo, com as opções casa ou fora, o resultado apresentado é baseado nos jogos com o mando selecionado nas últimas 10 rodadas.


Fig. 9 - Filtro de histórico com 5 ou 10 jogos


ClassMercado

Fig. 10 - Filtro de pontos ganhos ou cedidos


ClassMercado

Fig. 11 - Filtro por mando de campo


ClassMercado

Fig. 12 - Ranking de pontos ganhos dos clubes para a posição ATACANTE



Mata-mata


Introdução

Esta funcionalidade permite que usuários cadastrados criem competições mata-mata para suas ligas clássicas. Não é necessário ter um número exato de times, não são necessários convites e nem cadastrar cada time individualmente. Veja como é simples criar o mata-mata com a ajuda do vídeo e na seção Cadastro que segue.






Cadastro

Para cadastrar um novo mata-mata, basta informar o nome exato da liga, definir um nome para a competição e informar em qual rodada quer que inicie o torneio. Abaixo pode ver o formulário de cadastro que fica disponível na página de perfil do usuário.


ClassMercado

Fig. 13 - Formulário de cadastro de ligas mata-mata




Chaveamento

O chaveamento da competição é gerado com base no ranking da liga no campeonato até a rodada anterior à rodada definida como inicial. Não é necessário que a liga tenha um número certo de times para gerar o chaveamento. Caso isto ocorra, alguns times, os melhores, ficam de BYE na primeira rodada. A ideia é semelhante ao que é feito nos torneios de tênis, onde os cabeças de chave não jogam entre si no início do torneio, o chaveamento é direcionado. Na primeira rodada o primeiro no ranking pega o último, o segundo pega o penúltimo e assim sucessivamente.


ClassMercado

Fig. 14 - Exemplo de chaveamento de torneio sem o número exato de times


Com o objetivo de facilitar o acompanhamento do torneio, principalmente para quando usuários estão acessando através de smartphones, os torneios mata-mata foram limitados para um máximo de 128 times. Não quer dizer que ligas com mais times que este limite não possam criar suas ligas mata-mata, mas somente os primeiros 128 no ranking da liga estariam participando. As rodadas anteriores ao início do mata-mata funcionariam como se fossem uma fase eliminatória.

Após a criação da liga mata-mata, basta acompanhar rodada a rodada até sua conclusão. Durantes as rodadas é possível acompanhar as parciais de pontuação de cada time online. Após o término da disputa o campeão é identificado com uma cor dourada, conforme pode ver na figura que segue. Ao passar o mouse sobre qualquer time, sua evolução é destacada na cor verde.

NOTA 1: Caso ocorra um empate, o time de melhor ranking na montagem do chaveamento será considerado o vencedor. Será adicionada a pontuação de 0.001 pontos para identificação do vencedor no chaveamento.

NOTA 2: Não é necessário estar logado para acompanhar o mata-mata. O login é necessário apenas para criar o torneio.

NOTA 3: Os times que participam do mata-mata, são os times que estavam aceitos na liga clássica no momento da criação do chaveamento. Novos times inseridos na liga clássica após este evento, não serão incluídos no torneio. Caso ainda esteja na primeira rodada do torneio e deseje que os novos times participem, recomendamos que exclua o mata-mata original e crie um novo.


ClassMercado

Fig. 15 - Destaque de times